Instalação de Chuveiro Elétrico

Instalação de Chuveiro Elétrico

Nos dias frios, as pessoas utilizam o chuveiro na posição “inverno” pois é a que proporciona a maior temperatura do aparelho, exigindo assim mais potência (já que o chuveiro elétrico transforma energia elétrica em térmica).

Por isso, a chance do seu aparelho estragar em pleno inverno e durante um relaxante banho quente é 10 x maior. Mas também é muito comum termos dúvidas quanto a instalar aparelhos elétricos em casa. Que dirá o chuveiro elétrico.

A troca de um chuveiro por um novo parece simples, mas alguns cuidados devem ser levados em consideração quando se pretende fazer a instalação de chuveiro elétrico.

Sabemos que o fator mais importante é a segurança e por isso é indispensável instalar um aterramento adequado nele para que você não corra nenhum risco enquanto utiliza o chuveiro. Coloque o fio terra conforme instruções do fabricante e ligue-o ao sistema de aterramento, garantindo assim que não ocorrerão choques no contato com o chuveiro. Fique atento a pequenos problemas decorrentes do uso tipo choques elétricos, cheiro de queimado ou fios derretidos, podendo ocasionar graves transtornos. Portanto resolva-os prontamente.

Outros cuidados seriam nunca trocar a resistência por um valor menor que a nominal visando obter um maior aquecimento de água, nesse caso substitua o chuveiro por um de maior potência, desde que adaptado à tensão nominal da sua rede elétrica e em caso de queima, nunca reaproveitar a resistência danificada.

E fique atento à tensão elétrica de sua residência, pois no Brasil existem dois tipos de tensão: 127 V e 220 V. Deve-se observar primeiramente o valor adequado às suas instalações para que a carga seja adquirida segundo esse critério. Isso é válido para a alimentação de qualquer eletrodoméstico conectado a tomadas através de plugues. Saiba que a potência é quem determina o consumo do equipamento, sendo atrelada diretamente a ela.

Antes de comprar um chuveiro novo temos que verificar qual é o disjuntor do chuveiro no quadro de energia, anotar o valor que vem indicado nele; disjuntor branco (DIM) = C30, C32 ou C40 e; disjuntor preto (NEMA) 30,35 ou 40 são os valores mais usados e verificar a potência do seu atual chuveiro (watts). Lembre-se que um profissional em instalação de chuveiro elétrico saberá lhe ajudar.

Lembre-se de nunca mexer com aparelhos elétricos estando descalço, molhado ou usando instrumentos sem isolamento de borracha.

 

ATENÇÃO: Após fazer uma instalação de chuveiro elétrico, antes de ligar a chave geral, abra o chuveiro e deixe a água fria escorrer por um tempo, cerca de 30 segundos a 01 minuto para não queimar o novo chuveiro ou a nova resistência.