Instalação de Gás

Instalação de Gás

A instalação de gás natural provavelmente não é uma tarefa para assumir como seu primeiro projeto “faça você mesmo”. Os riscos de cometer erros irreparáveis superam os custos de um profissional especializado em instalação de gás. No entanto, uma instalação de gás malfeita é tão perigosa quanto uma instalação elétrica precária. Pessoas com pouca experiência em projetos de instalação de gás, não pode instalar uma linha de gás natural tão seguramente quanto um profissional. No caso do gás, seja encanado ou em botijão, é essencial ter uma boa ventilação para que ele se dissipe em caso de vazamento. Usar gás num local hermeticamente fechado é uma loucura.

Dentro de casa, a presença de instalação e de equipamentos a gás natural devem respeitar algumas normas:

*Ventilação superior: as chaminés devem ter no mínimo 35 cm de altura e no máximo, 2 metros de comprimento. Ao final, deve ser instalado um terminal em “T” no lado externo. O encaixe tem que ser perfeito e sem obstruções. Ainda, é necessário que tenha uma janela ou basculante com área mínima de ventilação de 600 cm² – que deve sempre permanecer aberta.

*Ventilação inferior: Nos ambientes onde estão instalados os equipamentos a gás, a porta deve ter um corte inferior de pelo menos 3,5 cm, ou ainda, podem ser instaladas treliças ou venezianas com 200 cm² de ventilação.

*Na instalação dos fogões deve usar tubo flexível metálico com registro de esfera e com ABNT NBR 14177. O local deve ser ventilado e acessível.

Apesar da expansão das redes de gás encanado nos últimos anos, os botijões ainda são o padrão em 95% dos lares do país, segundo dados. Os botijões de gás são vendidos em vários tamanhos, com capacidade de 2 até 190 quilos. Nos dois modelos, fator determinante para a segurança, de acordo com especialistas é a instalação adequada. Os botijões de gás são vendidos em vários tamanhos, com capacidade de 2 até 190 quilos.

Por questões de segurança, o gás recebe a adição da substância mercaptano, que proporciona um odor desagradável característico. Em casos de vazamento, é esse odor que permite identificar o problema. Para levar os todos os benefícios do gás otimizando seu uso, a Eletro Serviços trabalha com projetos de instalação da rede interna de gás nos mais variados empreendimentos como edifícios residenciais e comerciais, restaurantes e residências.

Após uma análise do local, estudos de extensão de rede e das necessidades do cliente, a Eletro Serviços fornece toda a orientação para a execução do serviço de instalação de gás assim aproveitando sem riscos e desperdícios o produto indispensável em nossas residências.