Instalação de Tomadas

Instalação de Tomadas

Quando adquirimos um produto elétrico novo em casa, quase nunca encontramos tomadas disponíveis ou que a entrada seja de 20A (aquele pino mais grosso) que vem em alguns produtos elétricos devido ao novo padrão de tomadas adotado pelo Inmetro. A saída muitas vezes, é dar um jeitinho com um benjamim ou adaptador, ligando um ou mais aparelhos no mesmo lugar. É aí que mora o perigo.

O hábito simples de utilizar benjamin ou adaptadores de tomada pode levar a uma sobrecarga da tomada, com consequências como aquecimento e desgaste dos fios, choques elétricos, curtos-circuitos, queima de equipamentos, desperdício de energia e até incêndios. Para evitar danos conte com a ajuda de um eletricista profissional em instalação de tomada. Realizar a instalação de tomada elétrica, seja para atualizar o novo padrão ou substituir uma tomada defeituosa deve ser feita de forma segura.

O desligamento do disjuntor com frequência é a primeira pista que existe algo errado. Os disjuntores servem justamente para cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a intensidade ultrapassa um limite pré-determinado. Também são sinais de sobrecarga quando há redução da luminosidade de uma lâmpada sempre que se liga um equipamento, como máquina de lavar e forno de micro-ondas, ou se as tomadas esquentam quando estão em funcionamento. Em alguns casos é possível perceber mudança de cor, ressecamento e trincas do material isolante.

Em todas essas situações, a solução para reduzir a sobrecarga na instalação elétrica é redistribuir os aparelhos pela casa ou instalar novas tomadas em locais previamente escolhidos conforme sua necessidade.  Também é importante respeitar a capacidade da corrente elétrica de tomadas, adaptadores e extensões, para não conectar uma quantidade de aparelhos que exceda esse limite. Para uma tomada residencial comum, este limite costuma ser de 10 ou de 20 amperes.

Todos os aparelhos eletrônicos vendidos hoje no país já vêm sob a nova norma. Mas se sua casa ou apartamento foi construído há mais de 5 anos, é certo que suas tomadas foram instaladas no padrão antigo e talvez seja hora de fazer a instalação de tomadas seguindo as novas regras estabelecidas pelo Inmetro.

Então, ao realizar algum serviço dessa categoria, tome todas as medidas de segurança necessárias ou, de preferência, chame um profissional capacitado em instalação de tomada para realizar a tarefa da melhor forma possível.