Instalação elétrica – Projetos Elétricos

Instalação elétrica – Projetos Elétricos

Instalação elétrica

Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que, para funcionar corretamente e da forma mais segura possível, devem ser escolhidos e instalados adequadamente.

Por isso é fundamental a realização de um projeto elétrico devidamente elaborado por profissionais capacitados, evitando que pessoas e patrimônios sejam colocados em perigo.

O uso de materiais necessários, como fios e cabos, disjuntores, chaves, eletrodutos, etc., devem ser de boa qualidade e avaliados e fiscalizados pelo INMETRO, pois isso é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente. O engenheiro projetista, responsável pelo projeto elétrico, acompanha e fiscaliza a execução da obra garantindo a execução na sua íntegra. Em caso de alteração de alguma das características definidas em projeto, o engenheiro projetista deve obrigatoriamente estar envolvido

Mas… O que é um “projeto elétrico”?

O projeto elétrico funciona como um raio-X da instalação elétrica e nada mais é que uma complementação da planta. Quando vamos iniciar a construção de algum imóvel recebemos do engenheiro e arquiteto a planta da obra, que contém as dimensões do imóvel e a distribuição dos cômodos, e também onde está especificado a distribuição elétrica geral, indicando a colocação dos conduítes e condutores (fios), com a designação de suas bitolas, posicionamento de luminárias (lâmpadas), tomadas e interruptores, caixas de distribuição, etc.

Nos projetos elétricos é que ficam demarcados onde ficarão os disjuntores de proteção do sistema elétrico, a quantidade de condutores (fios) dentro dos conduítes (tubulação embutida na parede) e seus calibres em mm² de seção de cada condutor, a potência em Watts de cada lâmpada e demais equipamentos, como: chuveiro elétrico, ar condicionado, micro-ondas, freezer, entre outros.

Um projeto elétrico bem desenvolvido faz com que o cliente não necessite ater-se a uma mesma equipe de instalação elétrica durante o andamento da obra, já que todos os passos para o perfeito andamento das instalações elétricas estarão perfeitamente definidos e descritos no escopo.

Então, para que você agilize sua obra, economize energia, reduza futuros custos extras e tenha a melhor segurança possível, acompanhe e verifique o projeto elétrico apresentado, converse com os responsáveis capacitados e use sempre produtos de boa qualidade e fiscalizados pelo INMETRO.