Instalação de Coifa

Instalação de Coifa

A escolha da coifa deve ser realizada a partir do projeto da cozinha, levando em consideração o estilo e a cor dos armários, se haverá bancada em ilha ou na parede e se a peça terá sistema de exaustão ou depuração. As coifas estão disponíveis em diversas medidas: 60, 80, 90 ou 120 centímetros. Os produtos podem ser instalados em ilha ou parede sobre os fogões ou cooktops.

Além dos pontos de instalação, para escolher o modelo adequado de coifa deve-se levar em consideração o dimensionamento do espaço, a distribuição dos outros eletrodomésticos e o tamanho do fogão ou cooktop, pois existem tamanhos de coifa para cooktops/fogões de 4 ou 5/6 bocas. Para fogões de 4 bocas, escolha coifas de 60 ou 70 cm. Fogões de 5 ou 6 bocas precisam de coifas de 80 ou 90 cm.

A instalação de coifa pode ser realizada de duas formas: exaustão ou depuração. Verifique se é possível instalar a coifa com saída externa, ou seja, instalá-la no modo “exaustor”. Nesse modo, a coifa joga a fumaça para fora do ambiente. Se não houver saída externa, você tem a opção de instalar a coifa no modo “depurador”, que somente renova o ar do ambiente, através dos filtros da coifa.

As coifas podem ser de parede ou de ilha. A instalação de coifa de parede deve ser instalada numa parede plana e vertical. Paredes laterais ou armários devem estar pelo menos a 50 mm de distância da coifa. Além disso a peça deve ficar a 1,70 m do chão, no eixo do fogão, e a tomada deve estar centralizada a 2,30m do chão.

Já as coifas de ilha devem ser instaladas diretamente na laje e nunca no forro de gesso ou de madeira devido ao peso.

A coifa deverá ser instalada a uma altura mínima de 650 mm e máxima de 750 mm dos queimadores do fogão.

Não há diferença para casas ou apartamentos, o que depende muito do projeto da cozinha. O ideal é que, no projeto de arquitetura, já seja contemplada a instalação da coifa e dos dutos para exaustão (se for o caso), além do ponto elétrico.

“Hoje a coifa é fundamental para manter o ambiente livre de fumaça, vapores e odores do cozimento. A coifa purifica o ar do ambiente da cozinha, trazendo mais qualidade de vida e inclusive aumentando a vida útil do mobiliário da cozinha. Atualmente muitos projetos integram a cozinha e a sala, criando um ambiente de convivência e encontros com a família e com os amigos. ”